Expedição 3 Américas – A Moto

Sempre em minhas viagens internacionais, Patagonia em 2015 e Atacama em 2016 usei uma Honda Shadow 750 ano 2014, a “Morena”. As viagens off road no Brasil utilizei motos trail, uma XRE 300 no Jalapão e uma Teneré 250 na Amazônia. Pensei durante muito tempo em fazer a expedição 3 Américas na Morena, mas estudando o roteiro, verifiquei que em muitos trechos iremos percorrer grandes distancias em estradas sem asfalto. A Morena não suporta andar nesse tipo de terreno. Ela reclama muito. Pensei em ir na Teneré 250. Mas sua baixa potencia não me parece apropriada para carregar, eu, minha companheira de viagem e toda nossa bagagem. Pensei em várias motos e devido a questões de preço, confiabilidade e disponibilidade de rede de assistência técnica optei pela NC 750X da Honda. A foto foi retirada de um site da Honda.

Segue abaixo as especificações técnicas do fabricante:

Motor: Tipo: OHC, Dois Cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida Cilindrada: 745 cc Potência máxima: 54,5 cv a 6.250 rpm Torque máximo: 6,94 kgf.m a 4.750 rpm Transmissão: 6 velocidades Sistema de partida: Elétrico Diâmetro x Curso: 77,0 x 80,0 mm Relação de Compressão: 10,7:1 Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI Combustível: Gasolina

Sistema Elétrico: Ignição: Eletrônica Bateria: 12V – 11,2 Ah Farol: LED

Capacidadades:  Tanque de combustível/Reserva: 14,1 litros Óleo do motor: 3,7 litros

Dimensões: Comprimento x Largura x Altura: 2228 x 844 x 1353 mm Distância entre eixos: 1534 mm Distância mínima do solo: 164 mm Altura do assento: 832 mm Peso seco: 210 kg

Chassi: Tipo: Diamond Frame Suspensão dianteira/Curso: Garfo Telescópico / 153,5 mm Suspensão traseira/Curso: Pro-Link / 150 mm Freio dianteiro/Diâmetro: A disco / 320 mm Freio traseiro/Diâmetro: A disco / 240 mm Pneu dianteiro: 120/70 – 17 Pneu traseiro: 160/60 – 17

Minha opinião é que essa moto tem potencia suficiente para levar tranquilamente duas pessoas e mais 30 quilos de bagagem. O tanque de combustível é pequeno, mas nada que um galão reserva não possa resolver. Não é flex, mas isso pra mim não importa. Não uso álcool e além disso álcool é só aqui no Brasil mesmo. A suspensão é bem razoável para o que ela propõe. E a Honda é um fabricante que possui concessionárias na maior parte dos paises pelos quais vamos passar.

Resumindo estou satisfeiro com minha escolha.

 

Leave a Reply