Viagem ao Atacama dia 18 – La Quiaca – Purmamarca

Assim que acordamos fui procurar um banco para sacar Pesos argentinos. Felizmente consegui sacar uma quantidade suficiente para o dia de hoje. Hoje nossa meta é Purmamarca, na provincia de Jujuy. Tomamos um cafézinho da manhã bem simples. O café da manhã na Argentina é sempre assim.

Pegamos a estrada. Próximo a meio dia começou o show. Quando chegamos na região de Humahuaca, ficamos maravilhados com o espetáculo da natureza. A  região é multicolorida. As montanhas são coloridas, com diversas cores, com desenhos muito peculiares. Nunca havia vista nada igual.

Você olha e vê uma montanha rosa, do lado uma vermelha e logo adiante uma verde, outra amarela etc. È fantástico. Para ficar melhor as vezes essas cores estão todas em uma única montanha.

Tem o cerro das 14 cores, o das sete cores, etc. Não dá pra passar sem parar umas cem vezes para fotografar.

Resolvemos parar em Humahuaca para abastecer e almoçar. Pedimos uma comida típica em um restaurante no centro da cidade. Humahuaca é uma cidade pequena, simples, mas com um grande movimento de turistas que se deslocam do mundo inteiro para conhecer suas maravilhas naturais. Por coincidência, no restaurante onde almoçamos havia uma mesa com 6 brasileiros.

Almoçamos e voltamos a estrada. Cada vez mais impressionados com a beleza natural desse lugar impar. Pro volta de quatro horas da tarde chegamos a Purmamarca. Uma cidadezinha simples, sem alfalto, no pé de uma montanha. Mas com um movimento turístico imenso. Turistas do mundo inteiro vem aqui para conhecer El Cerro de las Siete Colores. Um pequeno morro multicolorido, com uma montanha verde ao fundo. Um espetáculo da natureza.

Nos registramos em uma pequena pousada e fomos passear pela cidade. Subimos um cerro próximo a cidade, onde tivemos uma vista fantástica da cidade, onde tiramos inúmeras fotos.

Nas ruas de Purmamarca conhecemos um sujeito chamado Nelson. Um uruguaio gente finíssima que viaja pela América do Sul de bicicleta. Um cara muito simpático, que morou no Brasil por muito tempo e conheceu todas as capitais pedalando.

Depois descemos e fomos para a praça tomar uma cerveja gelada e esperar a hora do jantar. E o frio estava chegando.